Pesquisar
Close this search box.
Todos somos talentos

Todos somos talentos

TODOS SOMOS TALENTOS. ROBERT KEGAN (sobre nossas cabeças) usou uma metáfora durante uma entrevista para explicar o destino humano: assim como uma lagarta não está destinada a morrer lagarta, mas borboleta, os seres humanos estão destinados a abrir as asas e a voar para atingir o pleno potencial. A nossa tarefa na Hyper Island é ajudar nessa autotransformação desde uma profunda crença de que todos temos talentos e podemos desenvolver nosso potencial.
Do ponto de vista sistêmico, podemos olhar para a definição de talentos a partir de quatro ângulos.

O Tempo do Talento. LIFELONG

Todos somos talentos, mas até recentemente se entendia que o desenvolvimento cognitivo estava alinhado com o desenvolvimento físico. Então, nosso cérebro e nossa psique só conseguiam desenvolver até 20 e tantos anos. Hoje, sabemos que nosso desenvolvimento cognitivo consegue avançar até a nossa morte e, por isso, podemos continuar aprendendo a vida toda. Do ponto de vista cognitivo, aprendizagem é quando se produz neuroplasticidade, ou seja, trilhas neuronais novas são criadas no nosso cérebro. Qual é seu plano para aprender a vida toda? Que tal se aprender cálculo numérico (se você já sabe, aventure-se em novas derivadas de funções ou vai em feixes de retas).

PUBLICIDADE

Espaço do Talento. INTENCIONAL

Todos somos talentos, mas o talento decide de forma deliberada onde investir seu tempo; ele é intencional no espaço de aprendizagem que vai trabalhar. Ele não é modelado pelo exterior, como fala Joi Ito: “Educação é o que outras pessoas fazem por você. Aprendizagem é o que você faz a você mesmo.” Faça a si mesmo perguntas como: Com que temas eu tenho maior curiosidade ou relacionamento? Quais assuntos podem me fazer mais escasso e fazem meu coração bater mais forte?

A Superposição do Talento. T-SHAPE

Todos somos talentos, mas uma boa forma de visualizar um talento é pensar na superposição de conhecimentos e habilidades num formato da letra T.
Assim, podemos desenvolver uma área funcional de expertise profunda (vertical da T) criada a partir do rigor e da disciplina acadêmica. É uma capacidade ou habilidade de conexão (a parte horizontal da T), que permite que esse conhecimento profundo consiga transcender o reino individual e, assim, cocriar multiversos maiores e coletivos que permitem explorar sinergias de distintas disciplinas. O que Schrödinger construiu como um experimento mental é o que permite um mindset de Diamante operar em um ciclo eterno de aparentes opostos, uma espiral a la Fibonacci convergir e divergir em diamantes múltiplos ascendentes. Qual é a composição preferida de profundidade e abrangência? Já existe um plano para trabalhar os dois simultaneamente?

Hyper Talent

Somos todos talentos. Todos podemos explorar nosso potencial humano e, para isso, a nossa proposta é trabalhar desde a perspectiva temporal da vida toda, espacial da intencionalidade do ator e, finalmente, a polivalência que traz de forma simultânea o especialista e o facilitador. Todos podemos, nas palavras de Robert Kegan, abrir nossas asas e voar.

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]