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Se o consumidor é rei, que exerça seu reinado

Se o consumidor é rei, que exerça seu reinado

A VELHA MÁXIMA DE QUE “o cliente é rei” tem hoje em dia valor amplificado em função do alto grau de conectividade dos consumidores e da exposição de suas experiências nas mídias sociais em tempo real.

O cuidado com a satisfação dos consumidores será cada vez mais ligado às características de sustentabilidade que não somente os produtos e serviços incorporem, mas que estejam claros ao mercado em relação às práticas de ESG das corporações, ou seja, como elas tratam no seu dia a dia os aspectos ambientais, sociais e de governança.

Neste novo universo, a grande mudança é que as atitudes dos consumidores também começarão a passar pelo escrutínio do ambiente de negócios, modificando drasticamente a responsabilidade que o cliente passa a ter na hora de fazer suas escolhas.

É a democratização do reinado, pois, para o rei poder usufruir de um mundo melhor no futuro, precisará contribuir com melhores decisões de consumo.

Assim, envolver os consumidores com mensagens de inovação, criatividade e ideais de sustentabilidade tornou-se parte fundamental da estratégia de produto e marketing corporativo não só para alinhar a proposição de valor das corporações à de seus clientes, mas, principalmente, para buscar garantir a fidelidade do mercado.

E não só os clientes deverão ser acionáveis neste novo ambiente, pois, para que os planos empresariais possam ser executados, a nova mensagem tem que passar antes pela aprovação de conselhos de gestão que são, em última palavra, quem aprovam os investimentos necessários para a nova jornada.

Ações ambiciosas de várias marcas, na direção de atender à crescente demanda dos clientes por responsabilidade, têm proporcionado crescimento e resultados duas a três vezes maiores do que os negócios-padrão de suas empresas.

Neste novo reinado, o engajamento de quem consome passa a ter quase tanto peso quanto o de quem oferta, mas os maiores desafios ficam com os gestores de negócio, que precisam alinhar com alto grau de assertividade e engajamento com rentabilidade, o que não é tarefa fácil.

Pesquisa da GlobeScan afirma que o consumo está sendo redefinido por um grupo crescente de “aspirantes” – pessoas que estão tão interessadas em compras, estilo e moda quanto no consumo responsável e exigem que as marcas que admiram ajam no melhor interesse da sociedade.

No novo ambiente, a melhor forma para o rei conseguir exercer seu reinado é pela divisão de seus valores com seu ambiente de consumo, para que a corrente da sustentabilidade rapidamente se fortaleça e prospere.

Vida longa ao novo rei!

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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