Em 2022, A Era do Diálogo completa dez anos e mostra que a busca por consensos não surge do dia para a noite,porém, a partir deles, surgem reflexões que, inevitavelmente,
vão provocar profundas e importantes transformações para a sociedade
As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente,
mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança.
Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique.
Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de
fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial
há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. A Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.
Concepção da capa:
Iara Spina e Rica Ramos
Publisher
Roberto Meir
Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir | jacques@gpadrao.com.br
Diretor-financeiro
Pedro Ganut | pedroganut@gpadrao.com.br
Diretora-comercial
Lucimara Fiorin | lucimara@gpadrao.com.br
Diretora de Operações
Ana Menegaldo | amenegaldo@gpadrao.com.br
Diretora de Negócios
Fabiana Zuanon | fzuanon@gpadrao.com.br
COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves | agoncalves@gpadrao.com.br
Tânia Macena | tania@gpadrao.com.br
Daniela Calvo | daniela.calvo@gpadrao.com.br
NÚCLEO DE CONTEÚDO
Editora
Carol Rodrigues | caroline.rodrigues@gpadrao.com.br
Editora on-line
Larissa Godoy | larissa.godoy@gpadrao.com.br
Editor de Consumo e Economia
Ivan Ventura | ivan@gpadrao.com.br
Repórteres
Camila Lourenço (vídeo), Luiza Vilela e Marcelo Brandão
Social Media
Marcos Monteiro
Diretora de Arte
Iara Spina | iara.spina@gpadrao.com.br
Designer
Rica Ramos
Revisão
Elani Cardoso
BRANDED CONTENT
Head
Melissa Lulio | melissa@gpadrao.com.br
Colaboradores
Larissa Sant’Ana e Nayara de Deus
MARKETING
Head de Growth & Marketing
Lia Rangel | lia.rangel@gpadrao.com.br
Coordenadora
Helena Ometto | hometto@gpadrao.com.br
TECNOLOGIA
Gerente
Paulo Hipólito | paulo.hipolito@gpadrao.com.br
CENTRO DE INTELIGÊNCIA PADRÃO (CIP)
Head
Renan Vale | renan@gpadrao.com.br
CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou
com citação da fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos publicados nesta revista, salvo expresso consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli. Consumidor
Moderno ISSN 1413-1226
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo
multiformato sempre original, instigante
e provocador sobre todos os assuntos
relativos ao comportamento do
consumidor e à inteligência relacional,
incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa
do consumidor, nova consciência, gestão
e inovação.
Anuncie na Consumidor Moderno e
tenha o melhor retorno de leitores
qualificados e informados do Brasil.
Envie reclamações, elogios e dúvidas por meio do Contato no