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Respeito não se compra, se conquista

Respeito não se compra, se conquista

NÃO EXISTE PASSE DE MÁGICA para uma marca ser conhecida, reconhecida e respeitada. Nem endosso de celebridade, nem campanha premiada em festival internacional ou divulgação bilionária na mídia são capazes de comprar aquilo que só é possível de se obter conquistando.
Uma marca falar que é respeitada, de si para si própria, é uma coisa. Agora, ser valorizada pelos outros é bem diferente. Por isso, conquistar o respeito é tão complexo. É uma troca, um movimento, um processo mútuo que, para fazer sentido, pressupõe reciprocidade: alguém praticando e outrem reconhecendo.
Falando em sentido, o campo semântico da palavra merece atenção: envolve conceitos valiosos para o desenvolvimento de relações construtivas, como gentileza (compostura, educação, amabilidade), comprometimento (obediência, cum­primento, compromisso) e valorização (reconhecimento, consideração, admiração). E, no mundo dos negócios, vem sempre acompanhado de reputação, ativo poderoso para a boa performance de lideranças e de marcas.
Mais que uma fala, respeito é uma prática aferível na qualidade daquilo que é oferecido ao mercado, na transparência do que é comunicado, na sustentabilidade do que é produzido e descartado, na governança e no compliance com os seus stakeholders, e na confiança estabelecida com os seus clientes e consumidores. Respeito é ética, segurança de dados, idoneidade, capacidade de ultrapassar as expectativas e de garantir que a experiência proposta seja entregue com excelência, zelando por seus princípios e preservando os direitos de todos.

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Ninguém se encanta com marcas desrespeitosas, que prometem e não cumprem, que divulgam, mas não entregam, que só falam, mas não ouvem. E esse é um desafio e tanto para os gestores, especialmente em uma sociedade que tenta lidar com a intolerância generalizada e com as polaridades de opinião; que tenta combater a comunicação violenta e a discriminação; que quer ser mais inclusiva e mais responsável socialmente, mas ainda tem muito o que aprender.
Segundo a jornalista Mignon McLaughlin, “ouvimos apenas metade do que nos é dito, entendemos apenas metade disso, acreditamos em apenas metade do que entendemos e lembramos apenas da metade do que acreditamos”. Respeitar é estar atento, identificar oportunidades e estar lá na hora certa para construir conexões memoráveis, afetivas, efetivas e idôneas e, assim, surpreender. Isso dá trabalho e demanda investimento: são pequenas conquistas, o tempo todo, em um processo contínuo: é preciso mapear, planejar, organizar, implementar, ouvir as percepções, analisar, incorporar os aprendizados… e começar tudo novamente.
Todo mundo gosta de ser respeitado, e respeita as marcas que respeitam.
E você, com todo o respeito, o que está fazendo quanto a isso?

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


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Diretor-Executivo de Conhecimento
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
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relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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