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Quem vence: a vida como ela é ou o metaverso?

Quem vence: a vida como ela é ou o metaverso?

   Lidar com um inimigo oculto tem sido o desafio não só das empresas, mas de todos nós que trafegamos no ciberespaço, onde passamos a fazer compras e a armazenar dados. Pequenos cuidados podem fazer a diferença para não deixar uma brecha sequer para um invasor. No entanto, os cuidados são diários e constantes. Para as empresas, o desafio é ainda maior, e a segurança cibernética é um pilar que deve ganhar cada vez mais importância quando se desenha a experiência do cliente. Sim, o assunto precisa estar na agenda das lideranças.

   A pandemia causada pela Covid-19 trouxe a reboque uma série de pandemias digitais, conforme especialistas que avisam: a segurança (ou cibersegurança) deve estar aliada ao contexto do negócio.

   Agora, não adianta ser alertado de algo a que não se tem minimamente a capacidade de ver se estará exposto ou não. E o mais importante: Quando acontecer o ataque, qual é a estratégia para recuperar o negócio? A gestão de uma crise na ocorrência de um incidente é crucial. Ela dá tranquilidade e visibilidade a todo o mercado.

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   Pensar a segurança cibernética é algo de extrema importância, sobretudo quando temos uma nova tecnologia que está conquistando a atenção de empresas e consumidores. Com a vida cada vez mais on-line, o risco aumenta. E tratando-se de metaverso, um mundo totalmente digital e paralelo, em que transações financeiras são realizadas e há de se ter uma vida completamente diferente do mundo real, é preciso estar bem atento. 

   Nesta edição, apresentamos as maravilhas do metaverso, mas também mostramos o lado obscuro, ou seja, as armadilhas nas quais podemos ficar presos quando fugimos da nossa realidade. Refletir é sempre importante: O que está no verso do metaverso? Se de um lado temos essa tendência voltada para o virtual, por outro, temos a realidade, em sua forma mais original. Celso Athayde, CEO da Favela Holding, deixa bem claro o quanto as marcas e empresas podem estar equivocadas ao olhar para as favelas. A sua mensagem é clara: a favela não quer ser catequizada pelas marcas, mas vista realmente como é e não com base em achismos.

   É ponto pacífico que olhar para o cliente como ele é realmente e entendê-lo ainda é a melhor forma de oferecer-lhe a melhor experiência. Isso vale para a vida real e também para o metaverso.

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
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jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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