A experiência do cliente também está bastante focada em atingir os parâmetros necessários para reduzir a taxa de abandono. Muitas vezes, é necessário avaliar minuciosamente todos os processos da jornada para entender qual é o ponto no qual o cliente deixa de ter interesse e desiste do acesso.
“É preciso entender se o cliente está abandonando porque ele não tem mais interesse ou porque houve um problema técnico, algo que poderia ser facilitado”, explica Emerson. “Por isso a gestão da CX orientada a dados é importante. A partir do momento em que você está sempre monitorando a jornada, o trabalho fica mais simples. É possível ter insights antes mesmo que o abandono aconteça”, completa.
Para Félix, um ponto de atenção é quando há uma segunda tentativa de contato. “Mapeamos os perfis que temos e tentamos padronizar o atendimento para todos os canais com o maior nível possível de personalização e segurança. No fim, falamos aqui do famoso nível de esforço, medido para ver se o consumidor está conseguindo acessar um produto com facilidade, porque, quando ele encontra muita dificuldade, ele vai embora”, destaca.
Para reduzir o abandono do site, algo fundamental é a busca incansável pela personalização. “Hoje, ao entrar em contato com você, o cliente já exige que seja identificado pelo nome, que você já saiba o que ele quer e resolva o problema. É uma necessidade, ele demanda isso, inclusive abandona as empresas se o atendimento não for personalizado”, completa Emerson.
A Wittel, empresa que trabalha essencialmente com a Customer Experience (CX), proporciona uma série de funcionalidades para o monitoramento integral da jornada do consumidor. Dessa forma, a companhia consegue identificar quais são os pontos fortes e fracos durante o processo que podem fidelizar o cliente – ou levá-lo a compor a taxa de abandono. Entre as soluções, a Wittel atua em três principais frentes para que a experiência tenha um melhor desempenho: uma plataforma voltada à criação de um atendimento, outra que faz a análise do atendimento já existente e uma terceira e última que realiza a gestão da qualidade, visando uma constante evolução da experiência.