Pesquisar
Close this search box.
O que a pandemia fez com os programas de fidelidade, segundo a Livelo

O que a pandemia fez com os programas de fidelidade, segundo a Livelo

Esse serviço também foi impactado pelas transformações ocorridas desde 2020. O cliente mudou e adaptações precisaram acontecer

Antes do início da pandemia de Covid-19 e do consequente distanciamento social, o mercado de programas de recompensas era associado por movimentar o mercado de viagens, ao viabilizar a transferência de pontos para resgate de passagens aéreas e hospedagens. Porém, a quantidade de viagens turísticas diminuiu consideravelmente, e os clientes das empresas de Programas de Fidelidade mudaram de foco. É o que conta Massimo Campodonico, diretor de Negócios & Produtos da Livelo.

“Com a pandemia e as pessoas passando mais tempo dentro de casa, nossos clientes passaram a direcionar os pontos para o resgate de produtos do varejo que fazem parte do dia a dia, como itens de cozinha, vouchers de delivery, eletrodomésticos, artigos de cama, mesa e banho, entre outros”, diz. Essa alteração no comportamento do consumidor exigiu adaptações, mas estava em linha com o princípio da liberdade de escolha, sempre defendida pela Livelo.

Somente no primeiro trimestre deste ano, por exemplo, houve uma queda de 60% no número de clientes que trocaram pontos por viagens (passagens aéreas e hotéis) e um aumento de 50% na quantidade de clientes que trocaram pontos por itens de catálogo, se comparado com o mesmo período do ano passado.

Ao mesmo tempo em que ocorreu esse movimento, aumentou também o interesse pelas compras on-line e, como conta Campodonico, as redes varejistas enxergaram uma oportunidade de alcançar novos públicos, aliando-se a programas de recompensas. “No nosso caso, por exemplo, ampliamos a exposição do parceiro que atua em duas frentes de nosso negócio – para juntar e trocar pontos nos programas de fidelidade – possibilitando que o cliente realize essas duas jornadas de consumo com a mesma empresa”, explica. 

Além disso, nos primeiros meses da quarentena, aumentaram em 80% as campanhas com parceiros para os clientes acumularem pontos, e o número de trocas de pontos por produtos, serviços e experiências duplicou. Já o número de parceiros comerciais cresceu 70% durante todo o ano de 2020. “Com isso, ganhamos capilaridade e reforçamos nossa contribuição para as vendas no e-commerce de parceiros, que vêm sendo um grande vetor de crescimento para o varejo”, comenta Campodonico.

Ele explica que esse é um investimento que traz retornos claros para as empresas. “O benefício vai além da recompra, impactando diretamente os resultados financeiros. Os programas de fidelidade permitem criar uma relação de confiança e melhoram o relacionamento com o consumidor. Com isso, o cliente torna-se mais ativo e frequente, possibilitando que a empresa o conheça melhor e possa desenvolver cada vez mais campanhas customizadas, fechando um ciclo contínuo de atração do consumidor e entrega da oferta que ele espera”, diz.

Para o cliente, a vantagem está na otimização de gastos, uma vez que eles são transformados em pontos e, consequentemente, retornam a ele em forma de produtos e serviços que atendam às suas necessidades cotidianas. Além disso, gera praticidade e conforto na experiência de consumo ao saber que há, naquela empresa, a oferta que deseja.

Estratégias dos Programas de Fidelidade

A percepção a respeito das mudanças no comportamento e a capacidade para oferecer os mais variados serviços de acordo com as necessidades são possíveis apenas porque a Livelo tem como premissa manter o cliente no centro da estratégia de negócio – seja ele consumidor final, seja parceiro de negócio. “A partir daí é que tomamos decisões sempre com um olhar humanizado e personalizado, proporcionando não só a entrega de vantagens e benefícios como também formas de trazer mais praticidade para sua vida ou sua operação”, explica o executivo.

Ele detalha que para os clientes B2B há três tipos de soluções que vão desde a promoção do engajamento do público interno até o público externo, sempre com foco no crescimento da atuação. E a Livelo se coloca à disposição para definir, em conjunto, a melhor forma de bonificação customizada de acordo com o negócio.

Um exemplo é a solução Pontos Para Fidelizar que, como o próprio nome diz, tem como objetivo fazer com que a experiência de consumo dos clientes com o parceiro se torne recorrente. Para isso, há duas maneiras possíveis: a primeira é a promoção para juntar pontos diretamente na conta da Livelo, a partir de um programa de fidelidade criado com a empresa-cliente; a segunda é pela transferência de pontos de um programa próprio do parceiro para a plataforma Livelo, ampliando o acesso aos benefícios para além do que já era ofertado na solução existente. Empresas como Banco Bari, Banese e Uniprime já utilizam essa solução.

Além dessa solução de fidelização, a Livelo tem mais duas focadas no varejo. Confira cada uma delas:

Pontos para Vender Mais

O programa tem como objetivo aumentar as vendas do parceiro por meio de ações frequentes. Nessa frente, uma das soluções de maior sucesso é a campanha Compre & Pontue, que, diariamente, promove ofertas para que os clientes possam juntar pontos turbinados como recompensa a cada real gasto com parceiros. Dessa forma, o consumo é incentivado e a soma de pontos é potencializada. O principal benefício é que esses pontos poderão ser trocados pelos clientes por produtos, serviços e experiências na plataforma da Livelo posteriormente.

Pontos para Incentivar

O programa contempla empresas de diversos segmentos e tem como objetivo auxiliar as organizações a conquistarem o engajamento do público interno por meio da premiação em pontos. A mecânica é muito simples: a companhia que precisa atingir determinada meta ou quer premiar o time adquire pontos Livelo e os transfere como recompensa para os colaboradores que atingem determinados objetivos.

Assim, eles podem usar seus pontos na plataforma da Livelo e trocar por mais de 800 mil produtos ou serviços, realizar transferências para companhias aéreas ou, ainda, utilizar o produto de cashback, Pontos Viram Dinheiro, transformando o saldo de pontos em dinheiro direto na sua conta bancária.

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]