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O mindset da experiência do cliente

O mindset da experiência do cliente

PENSAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE DEIXOU DE SER UMA EXPRESSÃO dita ao acaso para se tornar uma nova filosofia dentro das empresas quando o assunto é excelência no atendimento ao consumidor.

Nós, do Grupo Padrão, saímos na frente e encampamos a importância da Customer Experience (CX) e, inclusive, redesenhamos a nossa seção de notas. Agora, ela passa a se chamar Insights CMX e, a cada edição, reuniremos conteúdos de empresas que revelam o quanto a experiência do cliente tem sido pensada estrategicamente para minimizar ruídos e maximizar a eficiência do atendimento.

Do lado das empresas, a Alelo, por exemplo, alterou o nome da sua Diretoria de Operações para Diretoria de Experiência do Cliente. Essa é uma das novidades contadas por Cesario Nakamura, CEO da companhia, nosso entrevistado da seção Entrevista. Desde o início da pandemia, a Alelo implementou uma série de mudanças para atender às necessidades do cliente.

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Ainda nesse contexto, abordamos o cliente como o grande motor de inovação. Afinal, a centralidade no consumidor é sinônimo de disrupção constante e isso não é tão simples quanto possa parecer; requer esforços e dedicação.

Em termos de relações de consumo, A Era do Diálogo 2021, evento realizado por nós, trouxe alguns assuntos à tona que também corroboram para a melhora da experiência do cliente. Simplesmente generalizar um atendimento omnicanal sem levar em consideração o perfil do cliente não levará empresa alguma a uma taxa significativa de êxito. Por exemplo, hoje, há muito ruído de comunicação nos atendimentos digitais e as reclamações dos consumidores registraram um aumento preocupante quando o desempenho de 2020 é comparado ao de 2019.

Nesta edição, também abordamos o ESG, que engloba questões ambientais, sociais e de governança, como fomentador de transformações na sociedade. Seja por meio de ações que impliquem no desenho de uma embalagem biodegradável, seja pela criação e manutenção de ações de inclusão, a agenda ESG veio com força e também permeia a jornada do cliente. Estamos cada vez mais conscientes e criteriosos sobre o que consumimos e como isso impactará positiva ou negativamente o planeta.

E quando olhamos o futuro, impossível não celebrar o avanço da vacinação. Em breve, todos estarão vacinados. Com isso, um novo ritmo será impresso à nossa rotina. O formato híbrido de trabalho deve permanecer e, com certeza, novos comportamentos, novos hábitos, novas necessidades e uma nova consciência irão surgir. Isso também faz parte da experiência do cliente.

Boa leitura!

CAROL RODRIGUES,
EDITORA

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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