Pesquisar
Close this search box.
O MALL X A AMAZON

O MALL X A AMAZON

CAIO BLINDER Jornalista e um dos apresentadores do programa Manhattan Connection da GloboNews

Sim, o império contra-ataca. O mall (ou shopping na linguagem da pátria desalmada) é um daqueles dinossauros que se recusam a ser abatidos pelo meteoro Amazon.

Não há dúvidas de que os profetas do apocalipse varejista exageram sobre a morte do mall. O atestado de óbito é prematuro, embora bastiões do varejo americano no século 20, como Sears e Macy’s, âncoras tradicionais do mall, vivam em agonia.

Agora em março, tivemos mais um marco da sobrevida do mall com a plena abertura do American Dream, nas cercanias de Nova York. Mais de 90% das lojas de fachada já foram alugadas.

Tal megaprojeto se segue à inauguração do Hudson Yards, dentro da própria Manhattan, a ilha de preços astronômicos por metro quadrado, e os empreendedores do American Dream seguem no sonho, planejando uma segunda locação em Miami (Ah! sonho meu, sonho meu! Imagine se um dólar voltasse a valer R$ 3? Quem sabe, até R$ 4?).

Na luta de resistência, o mall faz o que pode para dar a volta por cima e muda por dentro para atrair os consumidores. O ponto diferencial do American Dream em contraste aos malls, que já merecem o atestado de óbito, é que apenas 45% do espaço é devotado ao varejo. O restante, 55%, é destinado a um leque de entretenimento, incluindo rinque de patinação e parque de diversões.

“Onde estavam âncoras do varejo, agora existem academias de ginástica.

Tal sonho para desbalancear o peso tradicional do varejo dentro do mall é perseguido em todas as partes nos EUA. Onde estavam âncoras do varejo, agora existem academias de ginástica, cinemas e até locais de compartilhamento de escritórios. O mall se transforma em um estilo de vida.

Nos dados do International Council of Shopping Centers, entre 2014 e 2018, o espaço destinado a lojas nos malls americanos caiu quase 7%. Em contrapartida, aumentou em 5,4% o espaço de entretenimento e serviço. No caso do setor alimentício, não houve mudança expressiva, pois restaurantes e lanchonetes sempre estiveram casados com o varejo dentro do mall.

Olhando de fora, podemos ver que os setores de varejo e serviço que parecem mais duros na queda para enfrentrar o comércio eletrônico, tanto no mall como no tradicional comércio no qual os americanos chamam de “Main Street”, têm sido academias de ginástica e áreas cosméticas, como salões de beleza e de tatuagem.

São serviços que ainda não foram abocanhados pelo monstro on-line. No entanto, um dia minha barba gloriosa será aparada por um robozinho com sotaque italiano, como os meus barbeiros aqui nos EUA.
Há um efeito positivo, na medida do possível um win-win, pois este cruzamento de experiências no mall acaba ajudando lojas sobreviventes em geral, devido a mais trânsito de consumidores.

Mas, de novo, é preciso cautela no sonho, neste literal American Dream. Mais de 10 mil lojas fecharam nos EUA em 2019 e 60 grandes cidades amargaram a perda de empregos no setor varejista numa fase recordista de baixo desemprego no país. Existe este revigoramento do mall em grandes cidades e subúrbios mais afluentes, mas no interiorzão americano é de fato o pesadelo varejista e não o American Dream.

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]