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O jovem se importa mesmo com consumo sustentável?

O jovem se importa mesmo com consumo sustentável?

O TEMA PARECE UMA PROMESSA que nunca vinga de vez. A ideia de que o mercado de consumo como conhecíamos entra em conflito com um planeta de recursos finitos já tem sido difundida há pelo menos duas décadas. Nos últimos tempos, vimos a sustentabilidade se repetir ano a ano como uma grande promessa nos reports de tendências. Não à toa, produtos eco-friendly, matérias-primas alternativas e cadeias produtivas mais transparentes ganharam mais importância para marcas e serviços do mundo todo.  

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Por trás dessas mudanças, tivemos uma geração que cresceu com mais informação que qualquer antecessora: as evidências de crise climáticas estavam nos noticiários e debates sobre inclusão e igualdade foram incorporados ao cotidiano. Eles ouviram vozes que foram silenciadas ao longo da história. E, à medida que foram ganhando consciência sobre cada uma das pautas emergentes, foram entendendo algumas escolhas de consumo como um ato político. Isso foi suficiente para que muitas empresas enxergassem a responsabilidade social para muito além de uma aba do próprio site.

Por outro lado, isso não significa que jovens do mundo todo queiram consumir menos ou sejam a todo tempo politicamente corretos. Aqueles que cresceram com vitrines de produtos dentro das redes sociais também se veem em contradições quanto ao que desejam e problematizam. Nas consultorias de pesquisa não param de chegar briefings para entender como a tal sustentabilidade impacta o futuro público consumidor. Afinal, os jovens querem sustentabilidade, ações sociais ou preços acessíveis?

Para eles, é melhor que não seja uma escolha. Querem tudo junto e misturado. E, por isso, valorizam as marcas que os ajudam a consumir sem culpa e se tornam embaixadores daquelas que mostram esforços em causar algum impacto positivo na sua região ou comunidade. Para isso, precisam de números assim como monitoram views e likes.

Além disso, na América Latina, onde muitas das instituições governamentais enfrentam crise de reputação e confiança, consumidores transferem para o setor privado uma parceria de solução para problemas sociais e ambientais.

Diante disso, os jovens impõem às marcas um dilema parecido com o que o mercado financeiro encontra para classificar iniciativas ESG: a necessidade de métricas e indicadores que funcionem na avaliação do agora e permitam que todos falem a mesma língua.

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


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Diretor-Executivo de Conhecimento
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
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Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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