Pesquisar
Close this search box.
L’Oréal reestrutura área de customer experience e desenha importantes mudanças até 2025

L’Oréal reestrutura área de customer experience e desenha importantes mudanças até 2025

Tendo digitalização e relacionamento one to one como principais frentes, companhia espera fortalecer vínculo dos clientes com as marcas

   O momento é de um novo mundo. Novas necessidades, novo comportamento do consumidor e novas tecnologias levam ao novo pensamento da área de Customer Experience das empresas. Mais do que atender bem, é necessário criar relacionamentos duradouros. Mais do que segmentar públicos, a personalização pede pelo olhar individual. 

   Mudanças impulsionadas pela pandemia trouxeram a realidade de um consumidor mais digital, exigente e relacional, cerca de cinco anos antes do previsto. Diante do cenário, a L’Oréal percebeu que seria necessário repensar o relacionamento com o consumidor e passou a investir na reestruturação da área de Care (como é chamada a equipe de CX dentro da companhia), desenhando importantes mudanças que irão se estender até 2025. 

   Com o objetivo de atender melhor, relacionar-se mais e oferecer uma jornada totalmente fluida, a L’Oréal passou a focar duas frentes principais: digitalização e formato one to one. “A primeira delas tem a ver com esse mundo louco, que muda a cada segundo e onde o phygital assume o papel mais importante. Queremos automatizar e digitalizar mais os nossos canais, desmistificar o papel dos bots e da inteligência artificial e mostrar que esses recursos podem ser importantes e valorizados pelos nossos consumidores quando utilizados da forma correta e no momento certo”, explica Adriana Arruda, head de Consumer Care da L’Oréal Brasil. 

   “Por outro lado, mas totalmente ligada à primeira fase de digitalização, temos a grande prioridade de personalizar nossos atendimentos no modo one to one. Por isso a tecnologia e a automação são tão importantes, porque só elas permitem que o consultor fique livre para fazer o que realmente importa: relacionamento! Queremos, cada vez mais, construir um relacionamento verdadeiro e duradouro com cada um de nossos consumidores, seja em consultorias de qual melhor produto usar, seja em consultorias de qual rotina criar, mas, principalmente, promovendo conversão em nosso e-commerce. É uma virada de chave; é entender a área de Care como business”, completa. 

TECNOLOGIA NA DOSE CERTA

   Muitas jornadas de atendimento que incluem tecnologia em larga escala acabam criando um looping no qual o consumidor seleciona diferentes opções da URA ou busca variações de diálogos com o bot para resolver o que deseja ou conseguir o contato com um atendente humano. A L’Oréal está investindo tempo e planejamento para que isso não ocorra.

   “O principal é selecionar bem a tecnologia e saber onde ela entra para contribuir com a jornada, para gerar valor e não atrapalhar. E, claro, entender o consumidor. Queremos que a tecnologia seja usada em situações nas quais o atendimento não precise, de fato, de um humano. Mas, mesmo assim, a opção de falar com um consultor sempre estará clara e disponível porque sabemos que isso é cultural do consumidor brasileiro; ele também ainda está se acostumando com tanta tecnologia”, afirma Adriana Arruda. 

   Com um portfólio de 21 marcas, o processo de digitalização precisa ser pensado com ainda mais cuidado. Afinal, cada uma delas possui personas e estratégias de relacionamento próprias. Assim, pensar em longo prazo, para 2025, é uma questão de garantir a qualidade do que chega para o consumidor e tratar a questão como uma evolução contínua.

   Adriana explica: “Os consumidores mudam a percepção do que é uma boa experiência o tempo todo. Do lado de cá, a gente precisa oferecer as mais diferentes opções possíveis com digitalização, automação e personalização nos mais diferentes canais. Digitalizar é uma demanda do consumidor”.

PUBLICIDADE

RELACIONAMENTO COMO PEÇA-CHAVE

   A cada publicação nas redes sociais, contato nos canais de atendimento ou lançamento de novo produto, a L’Oréal cria estratégias para fomentar o relacionamento por meio de uma comunicação bilateral. Há 60 anos no Brasil, a companhia construiu verdadeiros advogados de suas marcas e busca, de todas as formas, mantê-las entre as preferências dos clientes. 

   Um exemplo da personalização one to one buscada é o recém-lançado serviço de consultoria por vídeo. O novo canal tem foco no social commerce e possibilita que o consumidor marque um horário de atendimento com a marca, faça uma videochamada com um consultor especializado e tire dúvidas antes de realizar uma compra. Durante o atendimento, o cliente recebe dicas para o uso de produtos e até uma indicação de rotina de cuidados. 

   “Esse é um projeto que veio para agregar valor. Sabemos que é muito difícil criar escala, e não é isso que queremos. Por isso é muito importante entender em qual momento e com qual finalidade usamos a tecnologia. Temos um canal pequeno, mas com um potencial de construção de relacionamento gigante. A experiência do vídeo aproxima e gera muita conexão entre consumidor e marca, além de ser um grande facilitador da jornada”, diz Adriana. 

   Dessa forma, em todos os sentidos, a L’Oréal se volta para oferecer um atendimento consultivo, de forma que os produtos sejam entendidos, utilizados da forma correta e conquistem o consumidor, além, é claro, de conhecer bem o consumidor e ter todos os dados anotados em um “perfil de beleza”, que permite personalizar com cada vez mais detalhes. “Assim, a gente vai construindo esse amor por nossas marcas e formando nossos advogados”, finaliza Arruda.

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]