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Insights Consumidor Moderno Experience

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PRIVALIA JÁ PENSA EM LANÇAR AÇÕES DE RECYCLING

   Para manter o poder de consumo em tempos de retração econômica, os consumidores buscam descontos e garimpam oportunidades, conforme Fernando Boscolo, CEO da Privalia Brazil. Com um negócio que surfa em diferentes cenários econômicos, a Privalia mantém um olhar estratégico para o cliente em sua estrutura com mais de 1,5 mil marcas parceiras, 400 campanhas diferentes todos os meses, atuação em 11 categorias e 400 mil pedidos mensais entregues para a base de mais de 17 milhões de clientes. Antenada ao movimento de consumo mais consciente, a plataforma já planeja ações na área, que vão além de exigir que as marcas tenham certificados que garantam as melhores práticas do mercado. Uma novidade antecipada por Boscolo é que, em breve, a Privalia vai lançar algumas ações de recycling. “Sabemos que isso será cada vez mais presente na cabeça das pessoas e achamos que, através da potência que a Privalia tem de se comunicar com muita gente – temos 500 mil visitas todos os dias –, podemos promover formas em que as pessoas devolvam seus produtos antigos para que possam comprar novos produtos na Privalia.” Segundo ele, a plataforma buscará formas sustentáveis para que os produtos sejam reinseridos no mercado através do reaproveitamento e da revenda.

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SAÚDE CONCENTRADA

O nevrálgico setor de saúde vem passando por mudanças. “Temos acompanhado muitas fusões e aquisições. A SulAmérica juntou-se à Rede D’Or e as empresas menores estão saindo do mercado. A tendência é que se estabeleça, cada vez mais, os grandes grupos”, comenta Renata Vilhena, advogada especialista em direito à saúde e sócia do Vilhena Silva Advogados. Com os grandes conglomerados se fortalecendo, a acessibilidade aos planos pelo consumidor fica cada vez mais difícil.

CHEGOU A PLATAFORMA MUNDO DO CX

Com o objetivo de funcionar como um grande indutor do “CX made in Brazil”, projetando nosso País como uma referência mundial em serviço ao cliente, unindo tecnologia, inovação e humanização, surge o Mundo do CX, startup vinculada à plataforma Consumidor Moderno, a primeira plataforma de conhecimento e capacitação para profissionais e interessados em todos os assuntos relativos ao customer experience. “O grande diferencial dos conteúdos do Mundo do CX é o olhar sobre o marketing, os clientes, as experiências, a inovação, a transformação digital e a TI, em qualquer transação que envolva troca de valores ou, então, troca de informações”, comenta Jacques Meir, head de Conhecimento do Mundo do CX.

A ERA DO FAZ DE CONTA E DO EXAGERO ACABOU

Saúde e sustentabilidade são as grandes pautas da década. Há muitas oportunidades, mas são oportunidades que precisam de um certo nível de inteligência, não artificial, mas humana”, prevê Jaqueline Weigel, CEO da W Futurismo

 

Segundo ela, o consumidor está cada vez mais preciso na sua compra e mais restrito no uso do recurso. “O consumo verde, consciente, responsável e sustentável vai ganhar tração.” As empresas estão atentas a esse movimento? Segundo Jaque, algumas sim, outras não. “A maioria ainda tem muito foco em venda, escalada, resultado e meta. Este tipo de empresa fala bonito, mas tem uma reputação ruim. O consumidor percebe quando as empresas tentam impor algo no mercado. Vivemos uma revolução. As empresas precisam mergulhar um pouco mais para entender os movimentos que estão gerando essa mudança e não só ir mudando. A grande pergunta da década é: O que estamos fazendo, por que e como estamos fazendo?”, explica. Em síntese, ela diz que a era do faz de conta e do exagero acabou. “O consumidor está cansado de ser enganado com bonitos discursos de marketing, pois quando vai ver não tem nada de humanismo no atendimento.”

O MATCH NA EXPERIÊNCIA

A Enjoei é um ecossistema de comprador e vendedor, em que ambos são pessoas físicas. “O desafio é conseguir fazer o match de forma correta e garantir que consigamos construir uma experiência sem fricção de ponta a ponta, levando em consideração que tenho dois consumidores – um de cada lado”, comenta Dan Reicher, Chief Business Development Officer da Enjoei. Na Enjoei, a experiência do cliente possui algumas vertentes. Em primeiro lugar está a redução de fricções, seguida pela experiência em si, que é o que é feito para a comunidade ser mais engajada e envolvente, e, segundo Reicher, a confiança é a principal delas. “O consumidor, para poder ter uma boa experiência de compra e retornar, busca a confiança. É ter a certeza de que o produto que ele está comprando de fato está descrito de forma correta, vai chegar e, se não funcionar, terá a liberdade para devolvê-lo.”

VEM AÍ A WEB 3.0: A BOMBA QUE VAI MUDAR A SOCIEDADE

Uma tendência na área da tecnologia é a cultura de descentralização total, que envolve blockchain e web 3.0. É o que antecipa Juliano Kimura, CEO da Trianons, especialista em universo de inovação digital e redes sociais e autor de “O Livro Secreto das Redes Sociais”, sobre o novo misterioso desconhecido. “Já vi uma rede social e um site em blockchain. O fantasma consiste em tudo o que está na blockchain virar uma tecnologia que torna sites invioláveis ou incensuráveis.” De acordo com ele, a tecnologia descentralizada é uma base de dados distribuída, ou seja, não existe um banco de dados porque a base de dados existe em milhares de lugares simultaneamente. “Isso deve pegar no Brasil em dois anos, pois a mudança está em ritmo acelerado e atingirá o ápice entre sete e dez anos. A tecnologia não pode ser freada. O maior desafio é a educação e a compreensão. Para tudo isso chegar na massa, ela precisa entender que é um benefício para toda a sociedade.”

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
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COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
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Daniela Calvo
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Érica Issa
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Fabiana Hanna
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NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
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Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
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Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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