Inovações de modelo de negócio movimentam o varejo

Por Tempo de leitura: 2 minutos

RECEBI UM CONVITE muito especial da minha querida amiga Surama Jurdi para uma imersão de negócios em Dubai por duas semanas. Divido a experiência de aprendizagem em três eixos: liderança, inovação e oportunidades de negócio. No eixo inovação é interessante perceber o mindset das empresas e dos líderes. É comum ouvir as seguintes expressões: “Gostamos de fazer o melhor, o mais rápido possível e que seja algo único! Devemos ter um primor na execução!”

 

Tive muitas experiências interessantes e compartilho duas delas, que são inovações de modelo de negócio no varejo. A primeira foi com o Talabat, uma cloud kitchen, um modelo de negócio em que os restaurantes atuam com foco exclusivo no delivery, mas há um restaurante físico que conta com cozinhas de vários fornecedores dentro deste ambiente.

 

Você faz o pedido pelo aplicativo em uma das cozinhas presentes no restaurante, aguarda ou pode receber onde estiver por um robô. As entregas dentro do restaurante vêm por uma esteira ou um sistema de entrega por carrinho. Simplesmente sensacional a experiência de compra e consumo

 

Diferentemente dos tradicionais restaurantes, que ainda recebem os clientes com pedidos no salão para a refeição no local, na cloud kitchen não existe esse espaço para atendimento presencial. Por isso, recebe esse nome de “cozinha em nuvem”, já que o espaço físico é reduzido a uma cozinha apenas funcional, para o preparo dos pedidos. É por meio dos aplicativos, no virtual, que os clientes acabam conhecendo as opções do menu e fazendo os pedidos a partir de um cardápio digital. O grande atrativo é a economia, tanto pelo custo mais acessível de investimento inicial quanto pelo retorno.

 

A outra experiência foi dentro do Dubai Mall, onde foi criada a Level Shoes. A ideia é muito semelhante quando se fala em criar, em um ambiente físico, um espaço compartilhado entre marcas. Aqui o ponto forte é a experiência de compra.

 

Os vendedores são altamente treinados e capazes de construir relacionamentos de longo prazo e atender de forma personalizada os clientes em todo o mundo.

 

A Level Shoes tem um espaço para levar a customização e a personalização de produtos a outro nível. Você pode contratar um designer ou um artista para uma pintura manual nos seus produtos. É realmente sensacional como eles criam produtos únicos e personalizados.

 

A loja conceito conta com 40 boutiques de grife e com as marcas líderes no mundo dos sapatos disponíveis no espaço de quase 9 mil metros quadrados, indo de um simples Adidas Converse a marcas exclusivas e de alto luxo, como Christian Louboutin. Além de proporcionar uma das experiências de compras mais inovadoras e luxuosas de Dubai, a Level Shoes oferece uma variedade de serviços, incluindo uma sala VIP, um café de luxo, estilistas de sapatos e, claro, um spa para preparar seus pés. Além disso, oferece uma instalação de reparo premium no The Cobbler. O varejo ainda tem muito para inovar e se reinventar!


 

+ Notícias

Uma nova visão da previdência privada no Brasil

A experiência do momento requer conhecimento

Olá, tudo bem? Você já pensou em receber nossos conteúdos no seu e-mail?

Todos os dias, matérias exclusivas sobre a evolução da jornada do consumidor, tendências e comportamento direto na sua caixa de entrada. Cadastre-se agora e faça parte desse mailing.
É rapidinho!