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INCENTIVANDO O PROPÓSITO COLETIVO

INCENTIVANDO O PROPÓSITO COLETIVO

É tempo de mobilizar a energia coletiva e o impacto social positivo para dar mais significado ao nosso entorno. Nos últimos anos, nas minhas pesquisas, tenho evidenciado a importância de nos comprometermos com causas comuns e identificarmos visões coletivas para captar a atenção das pessoas.

À medida que o mundo se torna mais complexo, injusto e tenso, o papel e a utilidade humana vêm sendo questionados: eles precisam ser reavaliados dentro da necessidade maior de provocar mudanças positivas, começando pelo âmbito social. O termo “propósito”, que incorpora a ideia de objetivo, razão, função e determinação, vem guiando grande parte das buscas individuais pela estrada do autoconhecimento, assunto tão discutido nos dias de hoje. Porém, mais do que nunca, o propósito precisa ser ativado de forma coletiva para que possamos solucionar os desafios sociais do presente e do futuro. Mobilizar comunidades proativas criativas é, antes de tudo, o que norteia o compromisso e as dinâmicas de mudança.

A busca colaborativa por soluções em prol do bem comum estimula a imaginação e o desejo de agir. A determinação pragmática de mudar o mundo pode surgir da descoberta de novos pontos de vista, profissões ou perspectivas, que resultam nas contribuições individuais mais relevantes. Compartilhar experiências, algo inerente a toda proposta coletiva, cria laços fortes e promove uma comunidade inclusiva. Cidades, bairros, organizações e grupos de todos os tipos precisam repensar e recriar estruturas e sistemas para testar protótipos e experimentações através do virtual; novos tipos de laboratórios são essenciais em todo ciclo de inovação.

As novas gerações revelam o entusiasmo e o desejo por mudanças. Além das dimensões interativas, sensitivas e divertidas presentes em seus projetos, elas vêm explorando soluções mais disruptivas em prol do bem social. Diversidade e inclusão para todos, encontrar soluções benéficas e realocar recursos de forma justa são os principais objetivos de seus projetos.

Para além da filantropia, do incentivo à cultura, da Responsabilidade Social Corporativa (CSR) e da contribuição com projetos sociais e solidários, as pessoas (físicas e jurídicas) desejam participar ativamente de propósitos precisos e bem-definidos, com impacto positivo na sociedade. Empreendedorismo inclusivo, economia social e solidária, empoderamento feminino, tecnologias em prol do cidadão e a cultura maker são alguns dos movimentos catalisados através de redes em constante expansão. Além disso, são excelentes aceleradores da inovação social e mecanismos que valorizam a criação.

Por fim, é preciso manter as fronteiras abertas e ativar redes internacionais para acelerar projetos, ajudar a amplificar o impacto positivo e gerar valor de forma tangível. O sistema, como o conhecemos, começa a se transformar e, ao priorizarmos novos valores e exaltarmos o coletivo, a forma de consumir e de se posicionar no mundo ganham uma nova dimensão, transformam nossas prioridades e valores, principalmente em um momento no qual as circunstâncias alteram de forma instantânea nosso comportamento. À medida que a sociedade enfrenta desafios cada vez mais sombrios e assustadores, o propósito coletivo pode ser a força motriz da mudança, seja para mobilizar comunidades, promover espaços para testes e experimentações ou para criar programas colaborativos com parceiros de todas as dimensões, setores e nacionalidades.

“Você só pode fazer a mudança acontecer através da simplicidade. Quanto mais as pessoas desejarem o excesso, mais difícil fica a viabilização das mudanças sociais.” Bell Hooks

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
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Diretor-Executivo de Conhecimento
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www.gpadrao.com.br
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Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
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relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
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