Foco em diversidade étnico-racial

Patrícia Santos, CEO da EmpregueAfro, destaca que a missão da consultoria, surgida do anseio pessoal de ver pessoas como ela nos processos seletivos, é reverter a desigualdade entre brancos e negros no mercado de trabalho

Por Tempo de leitura: 2 minutos

Consumidor Moderno – QUAL É A IMPORTÂNCIA DE havER UMA CONSULTORIA DE RH INTEIRAMENTE DEDICADA À DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL?

PATRÍCIA SANTOS – A maioria das empresas que decide valorizar a diversidade e a inclusão sabe que esse processo passa pela transformação de cultura, e essa transformação só acontece com a gestão das pessoas, ou seja, com a área de RH. A gente, como consultoria de RH, tem essa expertise de falar com a área que tem a capacidade e a competência dentro das empresas de proporcionar transformação. Fora a importância de sermos todos negros e de entendermos a linguagem também das desigualdades raciais que ocorrem no Brasil. Conseguimos juntar a gestão das pessoas nas empresas com a importância de trabalhar esse tema com representatividade e, de verdade, conhecimento de causa. Temos na equipe pessoas negras que são especializadas em diversidade étnico-racial com consultoria de RH. 

CM – VOCÊ TEM NOTADO UM AVANÇO NAS CONTRATAÇÕES DE PROFISSIONAIS NEGROS?

PS – Tenho notado um avanço nas contratações de profissionais negros, no último ano, principalmente depois da morte de George Floyd, pois gerou uma comoção global muito grande. As pessoas passaram a entender um pouco mais o que é o racismo estrutural. Aqui na EmpregueAfro crescemos 200% de julho de 2020 até agora, o que evidencia isso.  

CM – COMO SURGIU a EMPREGUEAFRO?

PS – Eu sentia falta de haver pessoas que se parecem comigo ou com a minha família nos processos seletivos que eu mesma fazia. Comecei, de forma bem tímida, a fazer palestras sobre empregabilidade e, depois de sete anos, transformei uma iniciativa de um projeto social em um negócio social, a primeira consultoria de RH com foco em diversidade étnico-racial. Nem sabia que seríamos os primeiros, mas temos esse pioneirismo no mercado; atendemos a maior parte das empresas que investem em diversidade. Termos esse reconhecimento é muito gratificante.  

Olá, tudo bem? Você já pensou em receber nossos conteúdos no seu e-mail?

Todos os dias, matérias exclusivas sobre a evolução da jornada do consumidor, tendências e comportamento direto na sua caixa de entrada. Cadastre-se agora e faça parte desse mailing.
É rapidinho!