DE EXECUTIVA A INVESTIDORA

Livia Brando, líder do hub de inovação aberta Wayra Brasil, aponta que o cenário phygital e o investimento corporativo em startups serão os próximos passos das companhias

Por Tempo de leitura: 2 minutos
Consumidor Moderno – A ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE STARTUPS APONTA QUE APENAS 19,31% DESTAS EMPRESAS ESTÃO NO MODELO B2C. POR QUE AINDA VEMOS POUCAS DELAS ATUANDO COM OS CONSUMIDORES?

LIVIA BRANDO – A grande maioria das corporações tem facilitado as conexões com as startups para melhoria de processos, experiências e transformação digital. É onde se concentra a renda, tendo modelos SaaS, porque ali vão ter uma receita recorrente. Por outro lado, as soluções B2C têm crescido muito, como Rappi e Nubank, sendo cases internacionais. Mas podemos ver que não é fácil para o empreendedor que precisa de um crescimento de forma massiva e altas rodadas de investimento. É um movimento que acontece de forma natural e cada vez mais teremos mais startups em B2C.

PUBLICIDADE

CM – COMO VOCÊ VÊ O ATUAL CENÁRIO DO MUNDO PHYGITAL E A RESSIGNIFICAÇÃO DO CONSUMO?

LB – Ele [conceito do phygital] está em melhorar a experiência do consumidor final. E existem vários exemplos surgindo como o Live Shopping, que está chegando muito forte aqui. Na Wayra, por ser um hub de inovação, pensamos em como aproveitar isso a favor do consumidor, por exemplo, na troca de chip de celular sem sair de casa. Estamos tentando utilizar o phygital para aproximar.

CM – QUAL DEVE SER O PRÓXIMO PASSO DA INOVAÇÃO NAS GRANDES EMPRESAS?

LB – Há muito espaço para ocupar na jornada de colaboração na inovação aberta e evoluindo para formas mais complexas, como Corporate Venture Capital (CVC). Atualmente, já existem em torno de 60 empresas atuando com CVC no Brasil, e este movimento vem se intensificando. Hoje, ninguém faz nada sozinho. Se a empresa quer lançar um novo produto, ela tem uma solução muito melhor e mais agilidade para lançar no mercado ao colaborar.

Quer assistir a esta entrevista na íntegra? Clique no botão abaixo e veja tudo no canal da Consumidor Moderno no YouTube.

PUBLICIDADE

Olá, tudo bem? Você já pensou em receber nossos conteúdos no seu e-mail?

Todos os dias, matérias exclusivas sobre a evolução da jornada do consumidor, tendências e comportamento direto na sua caixa de entrada. Cadastre-se agora e faça parte desse mailing.
É rapidinho!