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CONSUMIDOR MODERNO.COM.BR

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CUIDADO COM O TECHLASH Muito se fala sobre o “techlash”, termo que explica a reação negativa ao poder e influência que as grandes empresas de tecnologia têm causado à vida das pessoas. Escândalos de invasão de privacidade, coleta de dados pessoais, cyberbullying, automação excessiva e algoritmos com viés racista são alguns dos fatores que contribuem para o sentimento negativo sobre a tecnologia.

A Accenture divulgou um estudo que mostra alguns caminhos para superar a desconfiança a essa reação ruim:

1. Proteção de dados pessoais:

As empresas precisam ser cada vez mais transparentes, protegendo e dando maior poder aos consumidores sobre o uso de seus dados.

2. Inteligência artificial transparente:

Os humanos precisam compreender como e por qual motivo uma decisão foi tomada pela inteligência artificial.

3. Copropriedade na jornada do consumidor:

Trabalhar para projetar seus produtos e ecossistemas para acomodar as mudanças e as evoluções ao longo do tempo.

4. Robôs:

A evolução dos robôs exigirá uma abordagem combinada de desenvolvimento e testes para garantir uma convergência segura e bem-vinda com a sociedade.

VOCÊ FOI CANCELADO

Cuidado. Você pode ser cancelado a qualquer momento. Qualquer pessoa está sujeita a ter sua fala condenada na internet. Gente conhecida é o alvo principal, mas, no fim das contas, ninguém escapa. Você pode acabar cancelado em seu microgrupo de amigos ou por pessoas que sequer conhece.

O jogo do certo e errado na internet pode ajudar na pressão em prol de mais direitos para certas parcelas da população, como a equiparação por salários entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, citando aqui um exemplo. Mas não pode ser usado para impor um único ponto de vista como certo.

Em entrevista à Consumidor Moderno, a jornalista e psicanalista Anna Carolina Lementy explica que estamos nos acostumando a viver dentro de uma bolha: “o que posso dizer é que vivemos em tempos de um discurso muito imaginário. A gente acredita que as outras pessoas estão no mesmo registro de vida que nós – ou seja, têm as mesmas referências, o mesmo percurso”.

Quer saber mais sobre comportamento virtual e tendências? Acompanhe o Portal Consumidor Moderno na internet e tenha acesso a conteúdo de qualidade, com a análise dos maiores especialistas de cada área. Acesse:

 

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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e informados do Brasil.

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SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
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