CONSUMIDOR MODERNO.COM.BR

CUIDADO COM O TECHLASH

Muito se fala sobre o “techlash”, termo que explica a reação negativa ao poder e influência que as grandes empresas de tecnologia têm causado à vida das pessoas. Escândalos de invasão de privacidade, coleta de dados pessoais, cyberbullying, automação excessiva e algoritmos com viés racista são alguns dos fatores que contribuem para o sentimento negativo sobre a tecnologia.

Por Tempo de leitura: 2 minutos

A Accenture divulgou um estudo que mostra alguns caminhos para superar a desconfiança a essa reação ruim:

1. Proteção de dados pessoais:

As empresas precisam ser cada vez mais transparentes, protegendo e dando maior poder aos consumidores sobre o uso de seus dados.

2. Inteligência artificial transparente:

Os humanos precisam compreender como e por qual motivo uma decisão foi tomada pela inteligência artificial.

3. Copropriedade na jornada do consumidor:

Trabalhar para projetar seus produtos e ecossistemas para acomodar as mudanças e as evoluções ao longo do tempo.

4. Robôs:

A evolução dos robôs exigirá uma abordagem combinada de desenvolvimento e testes para garantir uma convergência segura e bem-vinda com a sociedade.

VOCÊ FOI CANCELADO

Cuidado. Você pode ser cancelado a qualquer momento. Qualquer pessoa está sujeita a ter sua fala condenada na internet. Gente conhecida é o alvo principal, mas, no fim das contas, ninguém escapa. Você pode acabar cancelado em seu microgrupo de amigos ou por pessoas que sequer conhece.

O jogo do certo e errado na internet pode ajudar na pressão em prol de mais direitos para certas parcelas da população, como a equiparação por salários entre homens e mulheres no ambiente de trabalho, citando aqui um exemplo. Mas não pode ser usado para impor um único ponto de vista como certo.

Em entrevista à Consumidor Moderno, a jornalista e psicanalista Anna Carolina Lementy explica que estamos nos acostumando a viver dentro de uma bolha: “o que posso dizer é que vivemos em tempos de um discurso muito imaginário. A gente acredita que as outras pessoas estão no mesmo registro de vida que nós – ou seja, têm as mesmas referências, o mesmo percurso”.

Quer saber mais sobre comportamento virtual e tendências? Acompanhe o Portal Consumidor Moderno na internet e tenha acesso a conteúdo de qualidade, com a análise dos maiores especialistas de cada área. Acesse:

 

Olá, tudo bem? Você já pensou em receber nossos conteúdos no seu e-mail?

Todos os dias, matérias exclusivas sobre a evolução da jornada do consumidor, tendências e comportamento direto na sua caixa de entrada. Cadastre-se agora e faça parte desse mailing.
É rapidinho!