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Se você quer construir uma experiência, comece pela narrativa

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EXPERIÊNCIA. VOCÊ PROVAVELMENTE já ouviu essa palavra em muitos contextos. Mas, especialmente na última década, se tornou o termo da vez para diferenciação de marcas.


Na velha sabedoria popular, fala-se em transmitir experiência de geração para geração. Já para a filosofia, experiência é qualquer conhecimento obtido por meio dos sentidos. E, portanto, diria Camus que: “Não se pode criar experiência. É preciso passar por ela.”


Por esse ponto de vista, seria correto afirmar que é muito difícil projetar a experiência de alguém, pois experiência é um acontecimento individual. Depende de um emaranhado de fatores anteriores como conhecimento, memórias e até mesmo hormônios.


Mas também é correto afirmar que podemos projetar para a experiência. Que visão, som ou cheiro captados poderiam ativar o sistema nervoso para que se produzisse alguma emoção? E qual seria o significado subjetivo gerado por essa emoção? Que memória ela poderia deixar? E que histórias quem viveu esse momento contaria para quem não viveu?


Nós, seres humanos, nos conectamos com histórias. A revolução cognitiva, há milhares de anos, se deu pela nossa capacidade de criar narrativas e encantar desconhecidos com elas. A humanidade, como temos hoje, só foi possível porque cooperamos para a sua construção. Essa cooperação se formou em torno de histórias, mitos, ficções – de deuses e heróis a corporações e marcas. 

 

Se queremos que uma experiência de marca seja lembrada, devemos provocar além dos cinco sentidos. É preciso se conectar através de histórias. Como conectar os pontos a fim de criar uma narrativa que valha a pena ser lembrada e, mais do que isso, passada adiante?

 

No livro O Poder dos Momentos, os irmãos Heath defendem a presença de quatro elementos para experiências memoráveis: elevação, insight, orgulho e conexão. Tais elementos envolvem estimular o apelo sensorial, mas também sair do script, projetar surpresas, multiplicar milestones, praticar coragem, ajudar as pessoas a terem insights, criar significados compartilhados.

 

Um momento decisivo é uma experiência que é ao mesmo tempo memorável e significativa. Que histórias você quer que o consumidor conte sobre sua marca?


 

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Experiências inéditas para marcar a vida dos clientes

Moment Experience: a reimaginação da experiência do cliente

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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