Pesquisar
Close this search box.
Como engajar clientes em todos os seus micromomentos?

Como engajar clientes em todos os seus micromomentos?

Coffee & Insights + SAP debate as melhores práticas e estratégias em Customer Experience a partir do valor da hiperpersonalização e dos micromomentos de contato com clientes

Sabemos que hoje a jornada do consumidor com uma marca é feita de maneiras e momentos distintos. Por meio de diversos canais, auxiliada por diferentes tecnologias e uma infinidade de informações capturadas em tempo real, essa relação vem-se tornando um fotograma mais complexo, amplo e personalizada a cada dia. As marcas, por sua vez, já entenderam esse jogo e passaram a ficar mais atentas a estes “micromomentos”.

 

Mas seria realmente possível entendê-los? Como capturar e analisar dados com velocidade a ponto de influenciar uma etapa da jornada do cliente? Como escolher as tecnologias mais adequadas para suportar essas estratégias?

 

Estas e outras questões fizeram parte do Coffee & Insights + SAP, fórum realizado pela Consumidor Moderno com o apoio da SAP. Com o tema “Estratégias para engajar o cliente em todos os micromomentos”, executivos de diversos segmentos foram convidados a debater as melhores práticas e estratégias em Customer Experience (CX) a partir do valor da hiperpersonalização nos momentos de contato com clientes.

O DESAFIO DA LONGEVIDADE E DA DIGITALIZAÇÃO

“Viver intensamente mais momentos por uma vida mais longa. Hoje, procuramos essa premissa em nosso cotidiano. Como consumidores, essa querência é a mesma. Para as empresas, também reside o desafio em atender às expectativas de um cliente que busca uma vida mais intensa e rápida, e por muito mais tempo”, discorreu o mediador Jacques Meir, diretor-executivo de Conhecimento do Grupo Padrão.

 

Conhecer melhor seu cliente por meio de ferramentas digitais é o ponto de partida dessa nova jornada em Customer Experience (CX), na visão da SAP. “Identificação com tudo o que gostamos é o primeiro e melhor ponto para esse entendimento”, resumiu Alexandre Benini, vice-presidente de Customer Experience da SAP Brasil, sobre a compreensão da valorização do tempo e da importância da personalização por meio da captura de dados nas relações entre marcas e clientes.

 

“A vida passou a ser muito mais digital para nós. No Brasil, são 225 milhões de dispositivos conectados. E como é lidar com tamanha digitalização? Com dados cada vez mais abundantes e com serviços que evidenciam uma mudança sem volta no comportamento de consumo e nas relações com as marcas?”, questionou Meir.

 

Na indústria esse desafio é ainda maior, devido à sua velocidade”, ressaltou Kleber Mendonça, head de Marketing e Inovação da Predilecta Alimentos.

 

“As redes sociais extrapolaram essa fronteira e isso mudou tudo”, completou Leonardo Castilho, diretor de Marketing Digital, E-commerce e Pós-vendas da Multilaser.  

O desafio é capturar, quebrar os silos e transformar os dados em um provedor de informações de negócios. Utilizar esses insights em tomada de decisões mais inteligentes é o mais importante”

Alexandre Benini,
vice-presidente de
Customer Experience
da SAP Brasil

AS NOVAS GERAÇÕES DE CONSUMIDORES NA JORNADA DO CLIENTE

“A Geração Z (futuramente a Geração Alfa) é quem mais está impulsionando essa transformação nas relações de consumo”, pontuou Meir, ao perguntar: “Como reagir diante dessa pressão?”

 

“Sobre essa relação com novos clientes, percebo que as redes sociais passaram a ser a janela mais fácil para o consumidor obter contato com as marcas, seja para interação, seja para reclamações ou para a busca de resolução de seus problemas. Hoje, por exemplo, o Carrefour está no TikTok. É uma plataforma diferente, nova, requer um monitoramento manual. E estamos nela, preocupados com essa geração e com as novas gerações que estão chegando”, revelou David Ortega, gerente de Mídias Sociais e Atendimento do Carrefour.

 

Murilo da Costa, diretor de Customer Experience da SAP Brasil, citou que exemplos como o do Carrefour destacam a humanização no atendimento, tão importante nessa relação. “As tecnologias e as novas ferramentas digitais tornam o processo mais ágil e impulsionam esse atendimento mais personalizado”

TERRITÓRIOS DE INFORMAÇÃO

Como os clientes hoje dominam as narrativas, eles também dominam o conhecimento de informações sobre a marca e os seus produtos. Hoje, esse território é completamente amplo (caso do Metaverso). Nesse ponto, os participantes do fórum buscaram repostas para uma outra questão levantada pelo mediador Jacques Meir: “Como a omnicanalidade e o engajamento se cruzam?”

 

Para Murilo da Costa, “a experiência do cliente hoje está veiculada à evolução sistêmica da empresa, ou seja, a empresa deve entender que o papel de tecnologia cria pontes de engajamento. Hoje, não pode haver mais a barreira entre tecnologia e negócios. Se estamos de olho na importância dessa relação com o consumidor, as empresas devem buscar nas ferramentas digitais e no conhecimento obtido dessas interações essa adaptação crucial aos seus objetivos do negócio”.

As tecnologias e as novas ferramentas digitais tornam o processo mais ágil e impulsionam esse atendimento mais personalizado”

Murilo da Costa,
diretor de Customer
Experience
da SAP Brasil

GESTÃO DA INFORMAÇÃO E O VALOR DOS DADOS

Informação, hoje, é dado. Em termos de interpretação desse ativo digital, a integração entre as diversas áreas e os seus profissionais também foi avaliada como uma tendência. 

 

Para Alexandre Benini, “o desafio é capturar, quebrar os silos e transformar os dados em um provedor de informações de negócios. Utilizar esses insights em tomada de decisões mais inteligentes é o mais importante”.

 

“Nosso caminho foi empoderar estes clientes e nos adaptarmos a eles”, destacou Virginia Santana, gerente de Customer Experience do Grupo Soma, para a capacidade de a empresa trazer soluções em autoatendimento.

 

No encerramento, Jacques Meir chamou a atenção de todos para o fato de o tempo ser o fator crítico de sucesso em CX. “Tudo o que as empresas façam para valorizar o tempo do cliente será a melhor experiência que elas poderão prover com suas marcas. Hoje, o tempo do cliente determina o seu sucesso e não mais o tempo da sua empresa.

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]