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Como diria Cartola, o mundo é um moinho

Como diria Cartola, o mundo é um moinho

MESMO AS PESSOAS QUE VIVEM falando em conceitos como VUCA, BANI, até elas, seguramente, não imaginavam o que seriam os reboliços desta pandemia. A mudança está acontecendo muito mais rápido do que somos capazes de capturar e decifrar.

Buscar ser preditivo neste momento é até ingênuo. Costumo pensar inovação de uma forma muito mais aterrada: Quais novos hábitos, comportamentos e expectativas já estão se consolidando na sociedade? Como podemos atuar e gerar valor neste novo contexto que já se apresenta? Responder a estas perguntas, a meu ver, é a forma mais relevante de prever o futuro: participando dele no presente.

No varejo, como em qualquer área, essa lógica também se aplica. Antes de falar em “tendências”, já existem várias “ocorrências” visíveis que merecem atenção.

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1. “Olhar para dentro” se torna cada vez mais universal. O bem-estar físico, mental e espiritual se mostra uma busca ainda mais presente, em função de isolamento forçado, crises relacionais, questionamento do trabalho, fadiga digital, entre outros fatores. O varejo pode oferecer produtos, serviços e experiências que permitam às pessoas coletivizar o bem-estar, fugir da rotina urbana e desacelerar, e reatiçar os sentidos, tão atrofiados na pandemia.

2. Os espaços se ressignificam completamente. Nossas casas viraram escritório, creche, academia, escola. O efeito disso já é visível: pessoas querem adaptar ou transformar suas casas em mais do que apenas casas, da mesma forma como procuram encontrar espaços e experiências externas que também sejam criativas. Fica a pergunta: Lojas, restaurantes, cinemas e parques serão apenas o que sempre foram?

3. O desejo represado e a “Yolo Economy” – economia do Você Só Vive Uma Vez. Logo após o fim da Primeira Guerra e da Gripe Espanhola, aconteceu no Brasil o “Carnaval do Fim do Mundo”, o maior de todos até então. Primeiras “tréguas” durante a pandemia atual repetem esse enredo, já mostrando movimentos acentuados de consumo. Com os devidos alertas a um modelo insustentável de consumo desenfreado, o varejo pode ser um “enabler” para que as pessoas resgatem a potência das relações consigo mesmas, os outros e o mundo.

4. Os desafios do mundo exigem protagonismo. O varejo deve participar da evolução da consciência coletiva, fruto da pandemia. Uma das formas de fazer isso é se “decolonizando”: apoiando empreendedores, marcas e produtos feitos por negros, periféricos, queer, indígenas, PCDs e outras minorias e oferecendo produtos inclusivos no uso e uma logística que chegue a locais mais remotos. 

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
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Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

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Julia Fregonese
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é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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