Pesquisar
Close this search box.
AS ESTRATÉGIAS DE UM LÍDER EM TECNOLOGIA

AS ESTRATÉGIAS DE UM LÍDER EM TECNOLOGIA

A Consumidor Moderno conversou com Márcio Araujo, CEO da Konecta, reconhecido pelo Prêmio CONAREC

DESDE O INÍCIO DA PANDEMIA DE COVID-19, passaram-se 18 meses ou, como afirma Márcio Araujo, CEO da Konecta, “20 anos em 20 meses”. A aceleração ocorrida dentro das empresas nesse período é imensurável, mas inegavelmente gigante. “Considero que o avanço tecnológico tem uma relação direta muito forte com as necessidades humanas. Portanto, a pandemia tornou-se um grande catalisador da transformação digital ao apresentar grandes necessidades para as empresas”, afirma o executivo.

Márcio Araujo,

CEO da Konecta

Vencedor do Prêmio CONAREC na categoria Profissional do Setor de Relacionamento – Liderança Tech, ele destaca que, antes desse grande fato histórico mundial, já existia pressão por ganho de eficiência e redução de custos, mas isso se tornou ainda mais premente, portanto, as empresas tiveram que quebrar muitos paradigmas – como a implantação do home office.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Antes, era impensável que seria possível ter tecnologia para fazer implantação e gestão das pessoas trabalhando em casa, garantindo produtividade para a empresa, conforto para o trabalhador e segurança para o cliente”, destaca. “Com a quarentena, em poucos dias aconteceu o que demoraria anos.”

Confira a entrevista com Márcio Araujo, CEO da Konecta.

Consumidor Moderno – Qual é a visão da Konecta sobre tecnologia? Como essa visão a diferencia do mercado e agrega valor às empresas-clientes, viabilizando uma melhor experiência para o consumidor final?

MÁRCIO ARAUJO  – A Konecta sempre entendeu que tecnologia era core para o nosso negócio. Diferentemente dos nossos concorrentes, não terceirizamos a tecnologia, desenvolvemos internamente, o que sempre nos deu mais flexibilidade e agilidade. 

Nosso objetivo sempre foi surpreender o cliente em tempo e no delivery. Primeiro queremos entregar em um prazo que os outros não conseguem; sabemos que os nossos clientes têm metas de curto prazo. Para isso, nossa abordagem sempre foi adaptar nossa solução ao que o cliente já tem e não o forçar a mudar seus sistemas internos para se adaptar à nossa solução. Dessa forma, evitamos os temidos “sistemas legados”, que arrastam as implantações até mesmo por anos.

Sabemos também que todo negócio está sendo reinventado. Brinco que o executivo dorme com uma ideia e acorda com outra, e nós temos que estar ali para torná-la realidade. Nesse cenário, a agilidade para criar pequenos ambientes, nos quais hipóteses de negócio podem ser testadas, é essencial. Desenvolvemos o IntergrALL, a nossa solução de sistema, que é perfeito para esse ciclo. Queremos ser quase uma solução de startup: em curto espaço de tempo, testar hipóteses, calcular resultados e ajustar. 

Nosso posicionamento tem nos rendido excelentes frutos. Hoje, já temos mais de 200 mil licenças, estamos na maioria dos grandes bancos, seguradoras etc.

CM – O que “veio para ficar” em termos de tecnologia após o período de pandemia? Que tipo de tecnologia deve prevalecer daqui pra frente?

MA – Vão prevalecer todas as tecnologias que colocam o consumidor no centro da solução. Antes, as inovações eram muito direcionadas ao interesse das empresas: aumentar eficiência, reduzir algum tipo de custo, migrar para canais mais baratos etc. O foco mudou para responder à pergunta: o que deixa o cliente mais satisfeito?

Um exemplo disso é o atendimento fluido entre canais. O objetivo não é mais reduzir o tempo ou o custo da interação, mas resolver o problema do cliente. O cliente fica mais satisfeito em resolver a demanda dele em um só contato do que ter vários contatos curtos, mas pouco efetivos, por exemplo.

Outro exemplo são as inteligências artificiais aplicadas, que permitem que o consumidor chegue aonde quer chegar mais rapidamente. Por exemplo, uma URA tradicional traz várias opções para as quais o consumidor deve ficar escutando até achar a que melhor se enquadra no que precisa. Se erra uma opção, deve ouvir tudo de novo até achar o caminho certo. Em uma URA inteligente e dinâmica, conseguimos antecipar o que o cliente busca, além de permitir que ele interaja de forma mais intuitiva, por exemplo com linguagem natural. Isso também veio para ficar.

CM – Qual deve ser o cenário de Inteligência Artificial (IA) pós-pandemia?

MA – A IA segue uma marcha irreversível e em aceleração. O desafio atual é sair de uma solução “tecnicamente bonita” para algo que efetivamente gere valor para o consumidor, para nosso cliente ou para nossa empresa. Não basta falar que tem uma IA em seu sistema; é fundamental mostrar qual resultado prático isso traz.

Para tornar isso realidade, três são os principais desafios. Primeiro, a construção de bases de dados sólidas e consistentes, que é o ponto de partida sobre o qual se constrói a IA: tenho que ter dados para gerar conhecimento. O segundo desafio é definir que análises fazer, garantindo que respondam a perguntas relevantes: o conhecimento gerado deve ser útil. O terceiro é entregar isso ao cliente/consumidor de forma conveniente a ele, no tempo e no canal correto: deve ser útil para o momento e a situação mais adequada para o cliente final.

Vejo muita empresa caminhando para esses dois primeiros desafios e não abordando o terceiro, ou seja, muitos desenvolvem uma solução olhando para dentro da própria empresa, não para o consumidor. Esse terceiro ponto é, ao nosso ver, o mais importante, pois, se a solução não é pensada para o cliente/consumidor, vai cair em desuso e será um esforço desperdiçado.

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]