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A última das inovações, qual será?

A última das inovações, qual será?

GOVERNOS DE TODO O MUNDO estão cada vez mais preocupados com os impactos econômicos e sociais da alta exponencial de casos de depressão. Os custos de saúde e a perda de produtividade vêm se acentuando além do esperado. A OMS estima que quase 25% da população mundial já sofre de algum tipo de transtorno mental.

Dentro deste cenário, o empreendedorismo busca soluções. As três startups vencedoras do Pitch the Future deste ano, evento todo em Realidade Multiplicada, receberão investimentos pesados para escalar suas inovações no varejo.

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Terceira colocada, a mexicana AyAy conecta pessoas 60+ dispostas a ensinar jovens que querem aprender a dançar. Estudos recentes da Universidade Johns Hopkins mostram que 30 minutos de dança por semana podem reduzir em até 30% a sinistralidade dos seguros de saúde e a necessidade de exames por wearable. A grande inovação dos fundadores é fazer com que os encontros sejam presenciais, para que haja “toque” e uma experiência didática mais eficiente. Para isso, salões compartilhados estão sendo construídos nas principais praças de atuação. Segunda colocada, a hAPPiness, de Londres, está indo na contramão dos Óculos Embrion e prometendo aos pais a oportunidade de conseguir até sete minutos da atenção de seus filhos diariamente, utilizando livros impressos em papel e brinquedos de madeira, inspirados no século 20. Drones fazem entregas periódicas por assinatura. Os próprios pais devem fazer a leitura dos livros, escritos por pessoas reais para atingir indicadores mais altos de conexão emocional. A promessa é de uma experiência única. A grande vencedora do evento foi a Almost Dead Poets Society, nascida no decadente Vale do Silício, que conquistou os algoritmos do júri com seu modelo de negócio baseado em franquias poéticas físicas. Com mais de 300 pontos espalhados pelos EUA e em plena ascensão para a Ásia e a América Latina, pequenas tendas são construídas em locais com circulação humana, nas quais poetas fazem atendimentos de 10 a 15 minutos, colhendo dados por meio de uma interação falada e escrevendo de forma manual e customizada um poema, que para clientes Diamond podem custar até US$ 80. A alta nas receitas de poemas por médicos nos últimos anos anima os empreendedores em relação ao potencial do negócio. Enquanto as autoridades não permitem passeios públicos em função da umidade negativa do ar, você pode acessar outras edições do nosso drops dentro dos seus próprios olhos, pensando em nós, *****, seu companheiro preferido. 

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
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COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
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Elisabete Almeida
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Érica Issa
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Fabiana Hanna
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NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
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Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
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Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
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Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
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TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
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CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

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