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A corda bamba do ESG

A corda bamba do ESG

HISTÓRIAS MOVEM O MUNDO. Muitas vezes, criam o mundo. Em A Vida é Bela, quando o personagem principal faz seu filho pensar que o campo de concentração em que estão não passa de um jogo, em momentos assim, a imaginação está exercendo seu poder de criar novas realidades.

Recentemente, a “história” do ESG começou a ser plantada, não se sabe ao certo quando nem por quem, e rapidamente ganhou proporções surpreendentes. Não param de brotar matérias, artigos e executivos falando sobre o tema. Pesquisas sugerem que a maioria das lideranças empresariais acredita que o ESG impacta positivamente o desempenho dos negócios, e que investidores estão dispostos a pagar mais por empresas com histórico ESG. O inconsciente coletivo é de que ele chegou para ficar.

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De tanto sonhar, a realidade acredita.

Essa polifonia sobre ESG induz o mercado a enxergá-lo como se já fosse uma constante. No entanto, essa pode ser exatamente a armadilha para que as bases fundamentais desse processo de transformação não sejam bem estabelecidas.

O mercado ainda apresenta muitos desafios elementares para que a agenda ESG seja levada às últimas consequências. No ESG, “tudo vale”. Externalizar, de forma seletiva, os impactos e esforços positivos de determinada empresa, ocultando seus problemas, tem oferecido narrativas convincentes (porém, parciais e perigosas) de que ela é ESG ou está na busca de ser. O boom de metas para 2030, 2050, muitas vezes sem o devido embasamento de como serem alcançadas, é outro ponto sem nó, como se a simples intenção já fosse o fim.

A maioria das empresas possui um conhecimento limitado de seu impacto real e concreto no mundo. Os impactos negativos não estão devidamente considerados e monetizados. Isso gera, por sua vez, falta de autocrítica: líderes com visões rasas sobre a atuação de suas empresas, desviando-se de discussões-chave sobre core business, longo prazo, “decrescimento”, entre outros tabus que o mercado insiste em não desnudar.

Os próprios líderes empresariais têm pouca propriedade sobre temáticas ligadas a ESG, tais como mudanças climáticas, direitos humanos, economia circular. Isso se agrava ainda mais nos Conselhos Corporativos, cruciais para acelerar as mudanças. Pesquisas mostram que membros de boards também veem uma menor relação entre ESG e os resultados de negócio, quando comparados com o C‑Level das empresas.

Vivemos um momento divisor de águas, que determinará se a onda ESG irá realmente redefinir a forma de se fazer negócios, ou se será mais um pico passageiro e sem legados sólidos.

Para falar de ESG, precisamos sair do campo da superficialidade e entrar no da maturidade. Só assim trocaremos o verbo acreditar pelo verbo aprender.

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

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Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


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A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
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publicados nesta revista, salvo expresso
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Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

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